O CEPI – JRA
HISTÓRICO
O Centro de Ensino em Tempo Integral Professor João Rezende de Araújo, foi Reconhecido pela Lei nº 11.066/89 autorizada pela Resolução 034 de 25.03.80 CEE, Reconhecimento e Portaria 4.958 de 21.07.93 SE, funcionando em tempo integral, com um total de 240 alunos de 27 a 37 alunos por série.
A partir de 2.000, a escola passou a realizar estudos sobre a LDB e outros documentos que norteiam essa modalidade de ensino, e assim tornando-se uma escola inclusiva. A escola foi inaugurada como Colégio de Turvânia em 1984, com o passar do tempo recebeu o nome atual para homenagear um professor da escola que muito contribuiu para ensino da instituição e comunidade de modo geral.
PROFESSOR JOÃO REZENDE DE ARAÚJO
João Rezende de Araújo nasceu em 23 de junho de 1930 em Campos Gerais, Minas Gerais. Filho mais velho entre os sete descendentes do casal de agropecuaristas Aristides José de Araújo e Maria Rezende de Araújo, iniciou a vida escolar em Campos Gerais (MG), no Ginásio Nossa Senhora do Carmo. No ano de 1955, formou-se técnico em Contabilidade na cidade de Varginha (MG). Em 29 de dezembro de 1960 se casou com Maria José da Silva na cidade de Aparecida do Norte, estado de São Paulo. Em Córrego do Ouro, distrito de Campos Gerias, trabalhou como comprador de cereais, principalmente café. Em 1963 foi acometido de uma paralisia facial, lhe trazendo muita tristeza. Neste mesmo ano foi convidado a lecionar pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
Em 1970, mudou-se para São Luiz de Montes Belos, Goiás, buscando melhores condições de vida para a família. Em 1973, se mudou para Turvânia, onde sua esposa foi convidada a assumir a direção da Escola Estadual Herculino Gomes Arantes.
Iniciou suas atividades no Colégio Estadual de Turvânia em 08 de março de 1976, onde atuou como professor nas disciplinas de Técnicas Agrícolas, Educação Artística, Geografia, Matemática, Organização Social e Política do Brasil (OSPB), Ciências e História. Em seu trabalho, se destacou na função de docente em Técnicas Agrícolas, pela qual, por várias vezes, levou seus alunos para aulas práticas em sua chácara, onde cultivava hortaliças e criava gado de leite. Esteve entre os introdutores da alimentação com cana-de-açúcar para o gado no período de entressafra no município de Turvânia. Em 06 de julho de 1987 veio a falecer vítima de insuficiência respiratória, conseqüência de câncer no pulmão.