Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

PROPOSTA PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA
                    De acordo com o filósofo teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.
Sendo assim a unidade educacional CEPI Professor João Rezende de Araújo, desempenha seu papel em conformidade com a Lei de Diretrizes Bases nº 9.394/96, pois todos os docentes possuem formação compatível com o componente curricular que ministra.
Em prol da igualdade social, os temas étnico-racial, indígena e identidade sexual, são trabalhados interdisciplinarmente em todas as disciplinas, porem com ênfase maior nas disciplinas do núcleo comum, Geografia, História, Literatura, Ensino Religioso e Arte, e no núcleo diversificado nos Projetos de Eletivas de Valores, Capoeira e Dança, buscando despertar no alunado a consciência de respeito à diversidade cultural existente no Brasil e no mundo, com a finalidade da promoção à paz e combate a toda forma de violência, intolerância e discriminação, formando indivíduos em sua totalidade como cidadãos críticos e conscientes de suas atitudes.
Freitas (1992) Segundo esse autor, profissional da educação é “aquele que foi preparado para desempenhar determinadas relações no interior da escola ou fora dela, onde o trato com o trabalho pedagógico ocupa posição de destaque, constituindo mesmo o núcleo central de sua formação.”
A escola conta com profissionais preparados e qualificados, para o desempenho de suas atribuições acordadas em suas funções, todos cientes de seu papel como educadores de CEPI, são empenhados e buscam desenvolver ações pedagógicas voltadas a garantir um ensino eficiente e de qualidade. A partir de 2014, os planejamentos executados no Sistema SIAP (Sistema de Administrativo e Pedagógico) quinzenalmente, o que contribuiu para a dinamização do trabalho dos professores, suas práticas pedagógicas e as ações em sala de aula, pois assim possibilitou um acompanhamento mais pontual por parte da equipe gestora voltada para resultados em aprendizagem de seu público.   
De acordo com as diretrizes das unidades escolares de tempo integral, CEPI’S  a Matriz Curricular prevê a carga horária semanal para todos os servidores de 45 horas/aulas, dos quais aproximadamente 28 tempos são destinados para ministrar aulas e aproximadamente 17 tempos devem ser dedicados à execução das atividades a serem desenvolvidas pelos coordenadores e professores no CEPI, contemplando as atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula, como: Horário de aulas, Planejamento, Elaboração de Atividades/Avaliação, Correção de Atividades/Avaliação, Reunião com a Coordenação, Momento de Estudo.
Esse Mapa de Atividade visa acompanhar e gerenciar as diversas atividades de gestão e pedagógicas dos profissionais dos CEPI’S para desenvolver uma consciência de gerenciamento na equipe pedagógica alinhando-a a filosofia da proposta.
            A equipe administrativa não tem Mapa de Atividade, contudo, o Coordenador Administrativo Financeiro (CAF) e o Secretario elaboram a rotina de trabalho da equipe administrativa de acordo com as necessidades da unidade educacional, e nessa perspectiva a gestão pauta em usufruir os recursos financeiros de modo a buscar melhorias e manutenção da escola; Em síntese: desenvolver atividades que garantam o bom funcionamento da Escola, em todos os segmentos: zelando pela melhor consecução possível da tarefa de toda a equipe escolar por fim, cumprir a Proposta Pedagógica tendo em vista a finalidade do Ensino Fundamental, oferecendo conhecimentos necessários que permitam a continuidade de estudos e efetiva inserção do alunado na sociedade.
  
O CEPI Professor João Rezende de Araújo busca implantar inovações que elevem a qualidade da educação, e para isso, desenvolve projetos onde sempre obtém considerável participação de toda a comunidade local. Durante toda história da unidade educacional, a partir da execução das ações, e com os recursos angariados foram construídas várias salas de aulas, biblioteca, sala de jogos. Possibilitando muitas melhorias em toda estrutura da escola.
A faixa etária de nossos alunos está de acordo com a idade-série, entre 10 e 14 anos, porém alguns com defasagem idade-série, pois somos a única escola a oferecer ensino regular da 2ª fase do Ensino Fundamental, atendemos estudantes de todo o município, zona urbana e rural.
O nível socioeconômico de nossos alunos em sua maioria é de classe média baixa, assim possuem necessidades e valores diferenciados e por isso desenvolvemos projetos e ações transdisciplinar, com foco na formação humana dos alunos, visando compreender, aceitar e a respeitar as diferenças.
Temos um total de 16 professores efetivos e 12 de contrato temporário. O motivo do contrato é devido os déficits existentes, nas disciplinas de núcleo comum, núcleo diversificado, e ao atendimento especializado aos alunos especiais, levando em conta o cumprimento de regime de dedicação exclusiva. 
A escola foi inaugurada no ano de 1984 com o nome de “Colégio Estadual de Turvânia”, com o passar do tempo conforme a Lei nº 12.682 de 21 de Julho de 1995, passou a chamar-se Colégio Estadual Professor “João Rezende de Araújo” em homenagem ao professor já falecido, João Rezende de Araújo, educador que atuou por muitos anos na escola e contribuiu muito para o desenvolvimento da educação local, no ano de 2018 com a transição de escola regular para escola integral a unidade educacional permanece com a homenagem, porém passa à denominação, CEPI – Centro de Ensino em Tempo Integral Professor João Rezende de Araújo.
A escola desempenha um papel determinante no contexto sócio-educacional do município, pois, é a única escola de Ensino Fundamental de 2ª fase (6º ao 9º ano), recebendo todos os alunos em idade de escolarização para a modalidade, tanto da zona urbana quanto rural. Está localizado na Rua Herculino Gomes Arantes nº 485 – Centro, Turvânia Goiás, possui um terreno de 6.052,84 m2, restando de área livre o total de 4.765,75, dentro das seguintes divisas e confrontações: “pela linha de frente, mede 81,4 metros e divide com a própria Rua Herculino Gomes Arantes; pela face direita, mede 60,3 metros e divide com a Rua Pedro Ludovico Teixeira; pela face esquerda, mede 59,9 metros e divide com a Avenida Goiânia; pela linha de fundo com a Rua Agenor Bueno, mede 82,25.
 Toda construção é em alvenaria, possui uma boa estrutura física e atende aos requisitos de acessibilidade, com ambientes e espaços organizados e arejados, área arborizada com jardins, recebeu diversas reformas e extensões em sua área construída ao longo dos anos.  A área construída é insuficiente para desempenhar a contento as atividades de recreação e lazer dos estudantes, sendo que há uma quadra que necessita de reparos, sem cobertura, o que inviabiliza atividades físicas em dias de chuva e sol forte. O bloco central é destinado à administração, sanitários, cozinha, cantina, sala dos professores, sala de planejamento, diretoria, secretaria, almoxarifado, banheiros para servidores, recreio coberto, banheiro para alunos e bebedouro coletivo. Em alguns destes espaços foram feitas adaptações para funcionar a sala de planejamento com computadores para os professores prepararem suas aulas e projetos.
Na parte direita da entrada da escola foi construído um salão aberto com área de 62,92m², denominada sala de jogos onde são realizadas atividades recreativas durante intervalos e/ou ações programadas pela escola, uma estufa para a horta escolar e uma passarela na entrada da escola além da instalação de ar condicionado em todas as salas de aula e dependências administrativas. No ultimo ano foram realizadas adequações e ampliação na cozinha, assim como colocação de mesas e bancos de concreto em pontos estratégicos no pátio da escola inclusive na calçada de entrada da escola, para maior conforto dos alunos enquanto aguardam o horário de inicio das aulas.
As aulas práticas de educação física são realizadas no pátio gramado da escola, onde possuem instalada rede de voleibol, mesas de concreto com tabuleiro de xadrez, na quadra de esportes e também no salão aberto de recreação. Os jogos interclasse e eliminatórias dos jogos estudantis são realizados no ginásio de esporte do Município. É importante ressaltar que todas as adaptações e ampliações feitas na escola foram feitas com recursos próprios, advindos de projetos e promoções realizados em conjunto com a comunidade escolar e local.
            Os prêmios conquistados na, A Olimpíada de Matemática (OBMEP), Concurso de redação e “Goiás na Ponta do Lápis, tem sido resultado do empenho de todos os docentes, o reconhecimento é comprovado através do avanço na proficiência do SAEGO e também do IDEB, no ano de 2015 a unidade educacional conseguiu superar a meta projetada para 2019 que é 5,4, alcançando o índice de 5,5, esse resultado demonstra o compromisso da equipe de professores que possuem qualificação conforme suas áreas de atuação, trabalhando de acordo com as orientações e diretrizes operacionais da SEDUCE em relação ao processo ensino-aprendizagem.
            Com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como: Crescendo com Deus, Feira de Ciências, Feira de Arte e Cultura, Projeto de Música, Feira de Matemática, Projeto de Leitura, e outras ações pontuais executadas em sala de aula, obteve-se tais resultados, portanto, a unidade educacional pautada no principio da rede colaborativa, segue cumprindo efetivamente seu papel de desenvolver com qualidade e equidade competências, habilidades, atitudes e valores nas diferentes áreas de conhecimentos, implementando assim ações pedagógicas a serem realizadas e metodologias a serem adotadas a fim de garantir  o avanço do aluno em busca de uma educação de qualidade.
RESULTADOS ESCOLARES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS
   
ANOAPROVA-ÇÃO
ENSINO
FUNDA-MENTAL
REPROVA
ÇÃO
ENSINO
FUNDA-MENTAL
EVASÃO
ENSINO
FUNDA-MENTAL
GERAL DE APROVAÇÃO (fluxo)MATRI-CULA FINAL
GERAL
2013238 – 100%0/00/0238 -100%238
2014221 – 99,1%2 – 0,9%2/0221 – 99,1%221
2015221 – 99,5%1 – 0,5%0/0221 – 99,5%221
2016250 – 98,8%3 – 1,2%0/0250 – 98,8%250
2017260- 99,6%1- 0,4%0/0250 – 99,6%260

 SAEGO (Proficiência)
  
 
ANO
 
LÍNGUA PORTUGUESA
 
MATEMÁTICA
 
NÚMERO DE PARTICIPANTES
SÉRIE
2013238,3241,767/84 -79,8%
2014247,7240,956/73 – 76,7%
2015259,9254,035/36 – 97,2%
2016249,2238,538/45 – 84,4%
2017265,0257,167/62 -92,5%


PROVA BRASIL (Proficiência)

ANOLÍNGUA PORTUGUESAMATEMÁTICANÚMERO DE PARTICIPANTESNOTAFLUXOIDEB PROJETADOIDEB ALCANÇADO
2007215,58229,35 4,080,833,63,6
2009227,55228,2690/116 = 78%4,260,933,84,0
2011225,35220,7422/31= 71%4,100,984,14,0
2013238,98241,1883/60=72,29%4,670,954,54,4
2015273,9256,9630/37=81%5,511,004,85,5
2017       

IDEB

 Ideb ObservadoMetas Projetadas
Escola20052007200920112013201520072009201120132015201720192021
COLEGIO ESTADUAL

PROFESSOR JOAO REZENDE

 DE ARAUJO
3.63.64.04.04.45,53.63.84.14.54.85.15.45.6

A tabela acima expressa o IDEB da escola no decorrer dos anos 2005 a 2015. Após empenho da equipe no trabalho realizado em 2014 e 2015 houve um avanço da proficiência na Prova Brasil e com isso, o alcance do IDEB de 5,5.

  
  NÚMERO DE ALUNOS POR SALA

Estão matriculados e freqüentes em nossa Unidade Escolar 239 alunos no Ensino Fundamental de 2º fase.

ComposiçãoSérieTurmaTurnoNº alunosMetragem
da Sala
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 6º Ano APeríodo Integral2748,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 6º Ano BPeríodo Integral3048,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 7º Ano APeríodo Integral3048,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 7º Ano BPeríodo Integral3148,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 8º Ano APeríodo Integral2748,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 8º Ano BPeríodo Integral2648,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 9º Ano APeríodo Integral3548,64m²
Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano 9º Ano BPeríodo Integral3448,64m²
 Total Turmas: 08 


Os Programas Curriculares para o ensino fundamental foram construídos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental e as Matrizes da Reorientação Curricular do Estado de Goiás, incluindo também os conteúdos regionais e locais. Observando-se a Matriz Curricular adotada, os conteúdos serão organizados nas seguintes disciplinas:

Ensino Fundamental II de 6º ao 9º Ano.

Base Nacional Comum
SérieÁreaCód. DisciplinaDisciplinaC. H. CH.Disciplina
6º ao 9º AnoLinguagens, Códigos e suas Tecnologias241LÍNGUA PORTUGUESA 240
6º ao 9º AnoLinguagens, Códigos e suas Tecnologias121LÍNGUA INGLESA120
6º ao 9º AnoLinguagens, Códigos e suas Tecnologias55EDUCAÇÃO FÍSICA 80
6º ao 9º AnoLinguagens, Códigos e suas Tecnologias11ARTE 80
6º ao 9º AnoCiências da Natureza e suas Tecnologias205CIÊNCIAS 120
6º ao 9º AnoCiências Humanas e suas Tecnologias98GEOGRAFIA 120
6º ao 9º AnoCiências Humanas e suas Tecnologias103HISTÓRIA 120
6º ao 9º AnoMatemática e suas Tecnologias124MATEMÁTICA 240
6º ao 9º AnoEnsino Religioso1424Ensino Religioso40
Carga Horária Total: 1160


Parte Diversificada
SérieÁreaCód. DisciplinaDisciplinaC. H. Disciplina
6º ao 9º AnoTransdisciplinar1179AVALIAÇÃO SEMANANL80
6º ao 9º AnoTransdisciplinar1180ESTUDO ORIENTADO80
6º ao 9º AnoTransdisciplinar1183PROTAGONISMO JUVENIL80
 

6º ao 9º Ano
Transdisciplinar1425ATIVIDADES DE CONVIVÊNCIA, HÁBITOS DE HIGIENE E ALIMENTARES400
6º ao 9º AnoTransdisciplinar1432ELETIVAS320
6º ao 9º AnoTransdisciplinar1768INICIAÇÃO CIENTÍFICA80
Carga Horária Total: 1040
           

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